Marketing e Vendas

Como aplicar o growth hacking na sua estratégia

Você já ouviu falar em growth hacking? Esse nada mais é do que uma espécie de metodologia que é muito utilizada no marketing, por diversas marcas. 

Nessa metodologia trabalhamos a forma de crescimento de um negócio com base na construção de melhores práticas a partir de hipóteses e experimentos. Dessa forma a metodologia consegue ajudar a empresa crescer, assim como oferece uma melhora contínua de performance.

Além disso, esse tipo de proposta carrega consigo não só um caminho, mas uma variedade de estratégias e ferramentas para que a marca atinja determinados objetivos. 

Dessa forma, o growth hacking pode ser interpretado com uma das inúmeras opções oferecidas pelo marketing que visam oferecer à empresa formas de conquistar o seu cliente. 

Assim como de construir uma marca forte no mercado para então, alcançar o sucesso, e portanto, melhorar a sua lucratividade. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre essa metodologia de maneira inicial, mesmo que não seja formado em gestão comercial curso

Além disso, através dessas informações, será possível entender melhor as principais características do growth hacking e vislumbrar algumas formas de implementá-lo. 

O que é growth hacking e quais as suas vantagens?

Assim como já mencionado anteriormente de forma breve, o growth hacking  nada mais é do que uma metodologia ou mentalidade que pode ser adotada por uma empresa, sendo ideal para quem tem o interesse de ampliar os seus negócios.

Isso, por sua vez, visa promover o crescimento de seu negócio, mesmo que não tenha uma equipe formada em curso planejamento de marketing.

Dessa forma, esse tipo de mentalidade se vale do levantamento de hipóteses, modelagem básica de uma solução para essa hipótese e a avaliação dos resultados que essa solução causou. 

Nessa modalidade estratégica o crescimento é baseado em dados e métricas analíticas e o marketing orientado a experimentos.

Com o growth hacking a empresa pode ampliar os seus horizontes, além de conhecer o seu cliente a fundo, obterá resultados maiores por custos menores.

Portanto, quando adotado por essa empresa, ela consegue confirmar ou excluir uma estratégia de otimização de processos, produtos ou comunicação. 

Como aplicar o growth hacking?

O primeiro passo para aplicar a metodologia é entender que seu principal foco se volta a promover crescimento para a marca. Primeiramente você deve ter um nicho de mercado bem definido, estudar os seus clientes e ter um bom conhecimento sobre as suas redes sociais.

O conhecimento sobre a jornada de compra no seu negócio ajuda a entender sobre como e onde você vai aplicar as estratégias no seu negócio.

Além disso, é de extrema importância que a mentalidade seja incorporada a cultura organizacional da empresa. 

Além disso, ao buscar desenvolver o growth hacking e ter resultados promissores de forma rápida, além de buscar formação como curso de gestão de pessoas, é preciso cumprir algumas etapas. Elas são:

  • Identificação da demanda;
  • Criação de hipóteses;
  • Modelagem da solução;
  • Teste;
  • Avaliação de resultados;
  • Implementação ou descarte.

Portanto, cada etapa precisa ser seguida de forma rigorosa, pois elas são fundamentais para que a empresa consiga gerar aprendizado e resultado eficiente.

No meio desses processos você deve focar seus esforços no principal problema da empresa, pensar em melhorias para esse foco e assim garantir que você vai aprender com estratégias que possam ser positivas ou negativas para o seu negócio e assim gerar novos testes. 

É fundamental prosseguir com uma experimentação até o final, proporcionando que o time irá aprender com as falhas e não voltará a fazer novamente. A partir disso, é possível gerar uma maior rapidez para futuras aplicações, mesmo de hipótese. 

Como usar na sua empresa?

Além de utilizar as etapas acima, assim como acontece em uma ouvidoria hospitalar, a companhia deve usar ferramentas para garantir que o growth hacking será implementado, não só temporariamente, como também dentro da cultura organizacional da empresa. 

Sendo assim, confira a seguir algumas dessas ferramentas. 

  1. Analytics e Big Data

Essas são ferramentas que possuem como principal objetivo mensurar e metrificar resultados.

Com a ajuda dessas ferramentas você consegue coletar, tratar e mensurar os dados integrados, assim como o Bussines Intelligence que fornece dashboards personalizados de acordo com as suas necessidades.

Além delas, existem alguns outros aplicativos e serviços, entretanto, esses são os mais usados. 

  1. Automação de marketing e Inbound Marketing

Ao usar essas ferramentas, é possível gerar otimização do envio de e-mails segmentados, por exemplo, além de beneficiar ações como a criação de landing pages, testes A/B, automação de processos para ganhar agilidade e análises de resultados.

É importante que você pratique as regras de SEO para que surja o efeito esperado nessa modalidade.

  1. Gestão de mídias sociais 

Cada vez mais as mídias sociais se tornam uma ferramenta obrigatória para qualquer companhia, seja lá qual for seu segmento, como a venda de um curso de oratória o que e

Isso porque, essas plataformas colecionam bilhões de usuários, entre eles está o seu público-alvo. 

  1. Softwares de gestão de projetos

Por último, mas não menos importante, utiliza estes recursos tecnológicos para organizar e atribuir as tarefas de cada membro da equipe de growth, de acordo com suas metas. 

Existem algumas ferramentas de gestão de projetos que ajudam a evitar ruídos e retrabalho, além de manter todos em uma constante comunicação, se usados de forma correta. Essas ferramentas são a intranet e a rede social corporativa.

Se atribuídos de forma correta você poderá alcançar os seus resultados ainda mais rápido e de uma forma eficiente e organizada.

Quais são as três premissas valiosas do growth hacking?

Confira a seguir os três principais pilares dessa mentalidade para que possa entender com clareza o que representam e assim, introduzi-las de maneira mais fácil e efetiva em sua companhia. 

  1. Crescimento

É o centro dessa estratégia que entende que para uma empresa crescer, ela precisa englobar diversas expertises que passam por aquisição, receita, retenção e indicação de clientes.

Além disso, o ideal é que você tenha as estratégias apontadas em relatórios para que tenha um melhor controle de crescimento e saber quais são as que não funcionam e as que funcionam para o seu negócio.

Para um crescimento é ideal que você não fique só em uma coluna e sim passe por todas as colunas para um resultado eficiente.

  1. Métrica

O growth hacking entende que são preciso métricas para mensurar e identificar o crescimento, além de conseguir identificar os principais problemas que você vai resolver.

Sendo ideal para manter o foco nos seus objetivos empresariais de ações que importam de fato. A métrica não deve ser baseada em vender mais, mas sim em retenção de clientes, leads qualificados, número de usuários ativos, etc.

Garanta que as suas métricas sejam claras e objetivas para não irem ao caminho errado.

  1. Experimentos

A experimentação envolve a maior parte do processo de growth hacking, os testes de otimização fazem parte do experimentos, pois é com ele que vamos otimizar algo já existente de uma forma mais prática.

Esses experimentos devem ser realizados de tempo em tempo, acompanhando as atualizações e tecnologias do mercado. Nesse caso ter uma persona bem definida é essencial principalmente caso queira ampliar os seus negócios para pessoas diferentes.

Por último, os experimentos que vão levar a companhia a descobrir quais as estratégias que funcionam e as que não dão certo.

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